terça-feira, 30 de abril de 2013

4.ª sessão – Fotografia – “AT THE DANDORA DUMP”


“AT THE DANDORA DUMP”



            Esta fotografia intitula-se “AT THE DANDORA DUMP” e quem a fotografou foi Micah Albert, um fotógrafo norte-americano. Foi premiada pela World Press Photo 2013 na categoria Contemporary Issues.
As diferentes cores que esta fotografia apresenta, apesar de serem cores fortes, como o laranja, o amarelo e o azul, parecem gastas, assim como o mundo está gasto e degradado. Penso que este fotógrafo não pretendeu transmitir uma imagem agradável do mundo, talvez quisesse chocar quem a vê, através das grandes quantidades de lixo. Na verdade, produzimos, todos os dias, muito lixo e pouco ou nada nos interessa para onde ele vai e as consequências que pode trazer para o meio ambiente e para nós que dele dependemos.
No meio de tanta tristeza, podemos tirar algo de bom desta fotografia que é o valor das pequenas coisas e que nos é transmitido pela senhora que, apesar de estar no meio de uma lixeira, consegue aproveitar algo que para ela deve ser de um valor enorme. O seu rosto mostra-nos que sente um prazer imenso da leitura, o que nos leva a pensar que o que para muitos parece insignificante para outros é um tesouro.
             Escolhi esta fotografia porque retrata uma realidade que a maior parte das pessoas ignora ou finge não conhecer, mas ela existe e tem vindo a aumentar. Refiro-me não só à poluição, mas também ao facto de só os bens materiais, que muitas vezes não são essenciais, serem tão valorizados. Há pessoas que têm tanto e se queixam e há outras que têm pouco ou nada, mas esse nada tem o maior valor do mundo.
                                 
                                                                         Filipa Fonte 9ºB